quarta-feira, junho 15, 2011

AMIZADE

Motivação Inicial: Entregar para eles lápis e papel e pedir que escrevam sobre os melhores momentos que aconteceram na vida deles, desde quando podem se lembrar. (tempo estimado: no máximo, 10 minutos). Em seguida, pedir que os que desejarem leia o que escreveram, mas sinalizando que seria muito interessante que todos lessem. Roteiro para orientar o que vão escrever: Quando? Onde? Com quem? O que?


*ouvir leituras*.

Ao terminar, perguntar se eles perceberam alguma semelhança entre os "melhores momentos" de todos. Provavelmente, eles não perceberão de imediato, mas o fato é que, na maior parte dos acontecimentos que mais nos marcaram, existe a presença, direta ou indireta, de um amigo.

Caso eles não tenham percebido, induzi-los a perceber e, em seguida, falar que este é o tema da aula e começar a conversar sobre o assunto.

Afinal, o que é amizade? Qual a importância dos amigos na nossa vida? Paralelo a isso, o que é "ser amigo"? Estimular respostas para cada uma destas perguntas.



O que é amizade?

amizade sf. Sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes nem namorados ou casados.

• a tendência de desejar o melhor para o outro;

• simpatia e empatia;

• honestidade;

• lealdade.

• A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade,confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como:

• Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.

• Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los.

• Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.

Amai os inimigos. Podemos amar o inimigo? Quando amamos suporto o inimigo, ele já se tornou amigo a muito tempo. Amar o inimigo foi no sentido de ação.

MOMENTO FINAL: APRESENTAR A HISTÓRIA “ A PEDRINHA”

SERÁ APRESENTADA PELA EVANGELIZADORA MATILDE.

DISTRIBUIR PARA OS EVANGELIZANDOS UM CARTÃO EXPRESSANDO A AMIZADE. SERÁ FEITO UM AMIGO OCULTO, NO QUAL O CARTÃO SERÁ O PRESENTE PARA O SORTEADO. A CRIANÇA DEVERÁ ESCREVER O NOME DO AMIGO NO CARTÃO E UMA MENSAGEM.

ESTE CARTÃO SERÁ CONFECCIONADO PELA EVANGELIZADORA MATILDE.

Um comentário:

  1. Gostei do blog.
    Sinto falta de mais postagens.
    Alice Lirio
    http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir