sexta-feira, junho 18, 2010

História a Lição do jabuti



A águia abriu as grandes asas e ergueu vôo. E viu na Floresta Maravilhosa vários porquinhos brincando de rolar pela grama. “Onde estará a mãe deles?” – pensou ela. E, como não vise Dona Porca pelas redondezas, voou com rapidez em direção aos porquinhos e... zás! Levou um para o seu ninho na Montanha Azul.

Pare de chorar, disse a águia. Não vou lhe fazer mal. Eu vivo sozinha e você será tratado como se fosse um filhote meu.Mas o porquinho continuava a chorar, cada vez mais alto, chamando pela verdadeira mãe.- Já lhe disse para não chorar nem gritar. Não quero ficar irritada e castigar você.






Enquanto isso, lá em baixo, Dona Porca e seus filhinhos continuavam desesperados com o que acontecera. Foi quando vários animais, ouvindo lamentações, aproximaram-se, perguntando o que houve.
















- A águia levou para o pico da montanha um de meus filhinhos! Ajudem-me! Por favor, ajudem-me! Quero meu filhinho mais novo de volta!Os animais entreolharam-se- Eu gostaria de ajudá-la, disse o urso. Mas não posso, não tenho forças para subir a montanha, que é muito alta!- E o senhor coelho?- Eu?- Sim, pode me ajudar?O coelho sacudiu a cabeça, negativamente.- Ah, não posso... Tenho medo de dona Águia!Nesse momento, aproximou-se devagarzinho o jabuti conhecido pelo apelido de “Capacete”, devido à sua casca. E foi logo dizendo:- Se a dona porca quiser, estou aqui para ajudá-la. Os animais deram uma gargalhada.- Ajudar com essas pernas curtinhas e esse corpo pesado? Exclamou o esquilo rindo.- Você não conseguirá com essas perninhas e com esse peso chegar ao pico da montanha! É melhor desistir, acrescentou a corsa, achando, também graça.
















O jabuti, muito sério, respondeu:- Deus ajuda quem tem boa vontade. Eu sou pesado e tenho as pernas curtas, é verdade. Mas com minha vontade hei de trazer de volta o filhinho de dona porca.E começou lentamente a subir a montanha. Gastou muito tempo para chegar ao alto. A águia, felizmente, fora buscar alimentos, longe... O porquinho, ao ver o jabuti, saiu do ninho e correu ao seu encontro.
















- Graças a Deus alguém veio me salvar! Rezei tanto para isso! Como está minha mãezinha?- Sua mãe e seus irmãos estão bem, respondeu o jabuti, respirando com dificuldade. Eu é que não estou... Deixe-me respirar um pouco... Pronto! Agora sim, estou ótimo!- Como fugir daqui? Não sei o caminho de volta e você, Capacete, não consegue correr. A águia nos pegará... Ela vai voltar de um momento para o outro!

















- Tenha fé em Deus e encontraremos uma solução.- Olhe! Exclamou de repente o porquinho, arregalando os olhos. Veja aquela nuvem negra... É a águia! Ela chegará dentro de pouco tempo! O que fazer?- Orar meu amiguinho. A prece remove montanhas! E nós estamos em uma montanha... Oremos já!E começaram a orar o Pai Nosso. Após a prece, ambos viram aparecer o espírito luminoso do pai do jabuti, que disse:- Ouvi o pedido de socorro e vou ajudá-los. Ao pé desta montanha existe um grande lago de águas azuis. Vocês devem mergulhar nele.

















- Eu sei nadar muito bem. Foi o senhor que me ensinou! Respondeu o porquinho.- Depressa meu filho. Faça o que eu disse! A águia já está chegando. Mergulhe no lago com seu amiguinho... Coragem!O jabuti pediu que o porquinho se agarrasse firme em seu casco.- Segure com mais força. Assim!
E ambos se atiraram no lago... Tibum! Exatamente quando a águia pousava no ninho.Dona porca, quando viu o filhinho chegar carregado pelo jabuti, correu ao seu encontro, chorando de alegria.O jabuti, humilde, olhava os dois.- Deus lhe pague pelo que fez! Disse dona Porca. Realizou uma façanha que muitos animais grandes e ligeiros não seriam capazes! Como conseguiu?















- Com a minha fé! Respondeu o jabuti.E, lentamente, afastou-se, enquanto pensava:- Eu nada sou, mas, estando com Deus, que pode o mundo contra mim?

Fim
Do Livro "O Besouro Casca Dura e outras histórias"
De Iracema Sapucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário