quinta-feira, fevereiro 24, 2011

A FAMÍLIA

Aula para dia 26/02/2011

Amigos evangelizadores, esta é a nossa última aula da família (conforme nosso cronograma), por isto conto com a colaboração de todos, decorem as falas e boa sorte !

Narrador - Tia Míriam
Tonho - Cleverson
Borboleta e macaco - Margarida
Gato e rato - Mágda
Cachorro e lobo - Matilde


PEÇA TEATRAL


TONHO O ELEFANTE

Extraído do livro "Peças Teatrais" - FEB(Adaptado da Revista Recreio )


PERSONAGENS: Tonho, Cachorro, Lobo, Rato, Borboleta, Gato, Macaco e Narrador.

CENÁRIO ÚNICO: Floresta

NARRADOR: Era uma vez um elefante chamado Tonho (entra Tonho). Ele era grande e tinha uma tromba que servia de canudinho para beber água e de chuveiro para tomar banho.

        Que sortudo era Tonho com aquela tromba útil... Êta elefante gordo! Ouçam só o barulho que ele faz quando anda: Tronc... tronc... Nhone... Nhone...

        TONHO: Uaaaaa... hoje levantei mai cedo do que nunca. Estou morrendo de fome. Vou comer bastante e depois dar minha voltinha de sempre. Hum... que folhinha gostosa! Ei, aquela florzinha lá adiante parece estar deliciosa. Vou até lá pegá-la... (atravessa o cenário) Tronc... tronc... nhone...que lindo dia... (prende o pé na corrente) Aaaaaaaaaiiiiiiiiiiii.... Que houve? Estou até tonto! Que azar! prendi meu delicado pezinho nesta horrível corrente. Que vou fazer? O jeito é gritar:
        Socorro, socorro
        quem vai me ajudar?
        Estou preso na corrente
        não posso andar.
        ( Entra a borboleta voando e cantando, dá uma volta no cenário e para diante do Tonho)

BORBOELTA: _ Que foi seu elefante? comeu demais? Por acaso está com dor de barriga?

TONHO: Não sou SEU elefante. Sou o Tonho. E não estou com dor de barriga! Não tive nem tempo  de comer...

BOBOLETA: Então porque tanta gritaria? Porque você está tão triste ?

TONHO: _ Ah Borboleta! Prendi meu pé na corrente. Você me ajuda ?

BORBOLETA: _ Claro Tonho! Em matéria de força, é comigo mesmo... Vou puxar com toda força... Um.. dois... três... (puxa com força) Uffff... Um, dois, três...(puxa) Ufffff... Nossa Tonho, como esta corrente é forte! Puxei com toda força e não consegui arrebentá-la, o que vamos fazer?

TONHO: O jeito é gritar:
            Socorro, socorro
            quem vai me ajudar?
           Estou preso na corrente
            não posso andar.

BORBOLETA:  Calma , calma, vou chamar seus parentes e amigos para ajudá-lo.

NARRADOR: Puxa que gritaria! Mas se não for assim, como Tonho vai sair daí?
                  A amiga borbolerta chama o cachorro Bidu, que é primo do Tonho.

CACHORRO: (Fareja e late) _ Que aconteceu Tonho? Porque você está aí parado gritando e chorando?

TONHO: Eu estava passando e prendi meu pezinho na corrente. Você tem dentes afiados, se Cachorro, veja se consegue arrebentar a corrente para me soltar...

CACHORRO: _ Ora, não tem problema. É pra já. Vou dar uma mordida bem forte e pronto. Você estará livre num momento. (O cachorro morde a corrente várias vezes) _ Nhac! Grrrr... Ugt...Taght... Nhac... Aaaaaaiiiiii...

BORBOLETA: Que aconteceu seu cachorro?

CACHORRO: _ Ai ... ai... au.... ih! quebrei um dente e não consegui.

BORBOLETA: _ Deixe eu ver seu cahorrinho (observa o dente do cachorro). Chiiii... Vou ter que fazer um bom curativo. Vá tentando sair Tonho.

NARRADOR: Aí vem o Gato Serafim, primo do Tonho.

GATO: _ Qual é o problema primo? Será que esta gritaria vai continuar por muito tempo?

TONHO: _ È esta corrente primo! Que é que eu faço? (começa a gritar)  
           Socorro, Socorro
           Quem vai me ajudar?
           Estou.....

GATO: (Iterrompendo Tonho) _ Espera aí, Tonho! Deixa comigo. Tenho unhas afiadas. Vou unhar a corrente até ficar fininha, bem fininha e aí então será fácil quebrar.Rap...rap...rap... Nossa, ela é bem dura, não é Tonho?

TONHO: (lamentoso) _ Já estou vendo tudo. Não me solto mais... Socorro! Socorro.

GATO: _ Espera aí. Quer deixar surdo? Vou tentar novamente. Rap...rap...rap... rap...É Tonho, não dá mesmo. Gastei todas as minhas unhas e não consegui. Terei que ir até a manicure para cuidar delas. Tonho, que corrente forte você foi arranjar para se prender!

TONHO: _ Não fui eu quem arranjou. Não fui eu...
            Socorro!
            Socorro!
            Quem vai me ajudar?
            Estou preso na corrente
            Começo a desesperar!

NARRADOR: _ Mais um parente de Tonho aparece para ajudá-lo.

LOBO: _ Grooooff...groooofff

TONHO: _ Ei, é o Lobo.... meu tio!

LOBO: _ Sou eu Tonho, vim ajudá-lo.

TONHO: _ Mas você sabe soprar forte?

LOBO: _ Claro é a minha especialidade. Se o  problema é esta corrente, vou soprar, soprar, até ela arrebentar....
           Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

TONHO: _ Não arrebentou!

LOBO: Espere aí... Fuuuuuuuuuuuu...Fuuuuuuuuuuuu... É Tonho, não dá mesmo....

TONHO: (Já desesperado)   _ Socorro, socorro
                                          Quem vai me ajudar?
                                          Estou preso na corrente
                                          E não posso andar!

NARRADOR: De repente surge o amigo macaco Caco.

MACACO:  (entra) Ha...ha...ha...

TONHO: Quem está rindo?

MACACO:_ Sou eu Caco. Assim você não consegue nada Lobo. Eu sei de um jeito de arrebentar a corrente.

GATO, LOBO E TONHO (juntos) : Sabe???...

MACACO: Claro que sei sou muito inteligente.

LOBO: _ Pois eu quero ver.

TONHO e GATO: _ Queremos ver.

MACACO: _ É só pegar este côco muito duro e bater com toda a força em cima da corrente. Vejam... Tac...tac...tac... Chiii! Meu côco rachou! Preciso correr senão toda água que está dentro vai derramar. Preciso de um copo. Por favor um copo, (sai corrente e  gritando). Um copo, um copo!....

TONHO: (Chorando) _ Socorro, socorro
                               Quem vai me ajudar
                               Estou preso na corrente
                               E não posso andar.

NARRADOR: Neste instante surge o primo Rato Leleco.

RATO: Que é isso ? Um elefante deste tamanho chorando?

TONHO: Eu prendi meu pezinho nesta corrente, ninguém consegue me soltar. E você Ratinho, você não pode me ajudar por que é muito pequeno.

RATO: _ Tamanho não diz nada. O negócio é usar a cabeça. É claro que sozinho não vou conseguir...

TONHO: Então como conseguir?

RATO: Vamos fazer o seguinte. Chamem todos os animais. Precisaremos de todos.

GATO: _ Um minuto (chega à beira do cenário)_ Cahorro, Borboleta, Macaco, venham!

CACHORRO, BORBOLETA E MACACO: _ Pronto! Que está acontcendo?

RATO: _ Acontece, como diz o ditado: a união faz a força. Eu vou contar até três e todos juntos puxamos a corrente.
      ( os bichos pôem-se em fila) Atenção, vamos lá. É um... É dois...é três... (a corrente se solta)

GATO: _ Oba, oba! A corrente arrebentou. Arrebentou!!

TONHO (feliz) _ Muito obrigado, amigos, muito obrigado!! Bem que mamãe sempre fala, a família está sempre pronta para ajudar.

RATO: _ Já que vimos que juntos somos fortes, convido a todos para fazermos uma festa. Uma grande festa. Vamos à minha casa, só que .... Não tenho cadeira para você Tonho!

TONHO: _ Não tem importância. Festa é festa. Vamos lá.

(todos saem cantando)


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário