quinta-feira, março 10, 2011

A PACIÊNCIA

Planejamento de aula para dia 12/03/11







É preciso saber esperar





Atividade: Cada evangelizando irá plantar num algodão molhado um feijão, no decorrer das aulas com o tema “Paciência” despertar a curiosidade das crianças para as etapas de crescimento da planta e refletir:


Há um tempo para semear e um tempo para colher.


É preciso saber-se esperar.


A natureza ensina-nos, também, a ser humilde, porque de uma pequena semente pode nascer uma grande planta.


 














O homem e a borboleta









Um homem achou o casulo de uma borboleta. E, no dia em que apareceu uma pequena abertura no casulo, ele sentou e observou a borboleta, por diversas horas, enquanto ela se esforçava em forçar seu corpo através daquele pequeno furo. Depois, parecia parar sem fazer nenhum progresso. Parecia que ela tinha chegado até onde podia e não poderia, portanto, ir mais longe.


Então, o homem decidiu ajudar aquela borboleta. Ele pegou uma tesoura e retirou o que restava do casulo. A borboleta assim apareceu facilmente, mas ela tinha o corpo inchado e pequenas asas enrugadas.


Ele continuou a olhar a borboleta, pois ele esperava que, a qualquer momento, as asas crescessem e expandissem para suportar o corpo, que iria contrair-se com o tempo. Nenhuma das duas coisas aconteceu. Aliás, a borboleta passou o resto da sua vida engatinhando com o corpo inchado e as asas enrugadas. Ela nunca conseguiu voar. O que o homem tinha feito, com a melhor das intenções e que ele não pode compreender, foi que o casulo restrito, a luta e o sufoco requerido para sair pela pequena abertura do casulo eram as formas que a natureza tinha feito para forçar o fluido do corpo da borboleta a passar para as asas. Sendo assim, ela estaria pronta para voar assim que ela tivesse se libertado do casulo. Às vezes as lutas são necessárias na nossa vida. Tudo tem o momento certo. É preciso ter paciência.


Se Deus nos permitisse passar pela vida sem nenhum obstáculo, nós seríamos "deficientes". Não seríamos fortes o suficiente e nunca poderíamos "voar".










Para colorir:












Nenhum comentário:

Postar um comentário